Semana passada fiz geleia de mimosa que é uma fruta também conhecida como mexerica, tangerina, bergamota e vergamota dependendo da região.
Ganhei um pouco do vizinho dos meus pais Paulo e Vera. Sabe aquelas mimosinhas bem caseiras, azedinhas e suculentas.
A receita é fácil e só exige paciência. Vi várias receitas que achei complicadas. Resolvi fazer de um jeito simples e deu certo.
Não consegui descobrir o motivo, mas a geleia fica amarga nos primeiros dias. Três dias depois estava perfeita.
INGREDIENTES
- 10 a 12 mimosas
- metade da quantidade de suco em gr de açúcar (usei sucralose)
- água
PREPARO
Lave bem e descasque as mimosas. Separe as cascas de 5 mimosas e corte em tirinhas finas. Coloques as tirinhas em uma panela e cubra com água e leve ao fogo até ferver. Jogue fora essa água e cubra novamente com água e ferva. Repita isso umas 6 vezes, ou até que as tirinhas não estejam mais amargas.
Bata as mimosas no liquidificador e coe o suco. As minhas renderam 800 ml de suco. Leve ao fogo com o açúcar e com as tirinhas. Em fogo médio deixe ferver até engrossar e chegar ao ponto desejado.Coloque em vidros esterilizado. Rendeu 2 vidrinhos pequenos de geleia.
Ponto de geleia: coloque uma colher de geleia em um pires e espere esfriar, assim você define qual a textura que vai querer.
Esterilizando vidro:
- Lave bem o vidro e a tampa. Se for reutilizar vidros de geleia ou conserva, deixe-os um pouco de molho em água quente para sair o rotulo.
- Coloque no fundo de uma panela um pano limpo (que impedira o vidro de quebrar no momento da fervura) e em seguida os vidros.
- Encha a panela de água o suficiente para cobrir os vidros.
- Deixe a água fervendo por 20 minutos. Desligue o fogo e espere esfriar.
- Retire o vidro da panela na hora de usá-los, mas cuidado para não colocar os dedos dentro dele.
- As tampinhas se forem de metal ferva junto com os vidros. Se forem de plastico ferva por 5 min.
Nenhum comentário:
Postar um comentário