Hoje 19 de junho o blog esta de aniversário. Faz 2 anos que resolvi compartilhar com quem quisesse o meu amor pela cozinha. hehe
O post de hoje é especial é uma receita de aniversário mas que me deixou nostálgica.
A ameixa amarela me remete a infância, a família. Na casa que era da minha vó tem um uma árvore dessas, quando o pé estava carregado vivíamos penduradas "catando" ameixa e se não alcançávamos minha vó fazia um gancho na ponta de uma vara para pegar os cachos pra gente. E eu como já gostava de me aventurar colocava as ameixas inteiras na água com açúcar e levava para ferver até cozinhar. Viajei no tempo... Como é bom ter essas lembranças. Me emocionei. rsrsrs (ainda para ajudar estava escutando Bruno Mars)
Vamos lá, essa semana que descobri que o nome da ameixa amarela é nêspera e que é originária do Japão e China e é rica em fibras, magnésio e potássio.
Meu pai colheu uma sacola de ameixa e antes que começassem a estragar, a criatividade correu solta, tive a ideia de fazer um bolo. A minha vó Albertina fazia um bolo onde caramelava a banana no fundo da forma e minha outra vó d Joana, faz com abacaxi. Então por que não fazer com ameixas e ainda glúten free?
Simplesmente ficou divino e agora devo pedaços de bolo de ameixa para muita gente. rsrsrs
INGREDIENTES
Para a cobertura
- Ameixas sem sementes cortadas ao meio (não tirei a casca)
- 6 colheres (sopa) de açúcar (usei sucralose)
- 6 colheres (sopa) de água
Massa de Pão de ló adaptada
(aprendi com minha mãe: para cada ovo, 2 colheres (sopa) de açúcar, 2 colheres (sopa) de farinha, 3 colheres (sopa) de água quente)
Para o tamanho da forma que usei:
- 4 gemas
- 4 claras em neve
- 8 colheres (sopa) de açúcar (usei sucralose)
- 8 colheres (sopa) de farinha preparada sem glúten
- 1 colher (chá) de goma xantana
- 12 colheres (sopa) de água quente
- 1 colher (sopa) de fermento químico
- 3 xícaras de farinha de arroz
- 1 xícara de fécula de batata
- 1/2 xícara de polvilho doce
Misture tudo e conserve em pote bem vedado.
PREPARO
Cobertura- na própria forma em que vai assar o bolo, faça uma calda com o açúcar e a água. Desligue o fogo e coloque as ameixas com a parte cortada para cima. Reserve.
Massa de Pão de ló adaptada - Bata as gemas com o açúcar até ficar fofo e esbranquiçado. Coloque as claras em neve e misture. Em seguida junte a água quente e aos poucos a farinha preparada e a goma xantana. Bata bem. Por último coloque o fermento químico.
Coloque a massa na forma com as ameixas carameladas. Asse em forno pré aquecido 180 ºC por aproximadamente 25 minutos. Pão de ló assa rápido. Desenforme assim que tirar do forno.
Parece que fica uma delícia, Marcela! Preciso conseguir essas ameixas para fazer o bolo! Bjs!
ResponderExcluirOie Sandra, ficou bom mesmo. Acho que você encontra ameixa amarela para comprar no Mercado Municipal. Bjs
ResponderExcluir