** Atenção alérgicos a proteína do leite. Alguns alérgicos consomem ghee e não tem reação outros não. Algumas pesquisas relatam que ao fazer ghee toda a proteína e lactose são excluídas, outros estudos dizem que não. Sugiro aqui bom senso, pois cada qual conhece seu organismo e a recomendação de seu médico e/ou nutricionista.
Eu por um tempo consumi ghee sem problemas. Como o organismo aqui anda atirando por todo lado e continua no ciclo de reações a outros alimentos, a nutri recomendou a suspensão da ghee tbm, não tive reação, foi por precaução.
Ghee, pronuncia-se gui, é a manteiga clarificada. De origem indiana é muito usado na ayurveda.
"É o óleo purificado da manteiga, onde toda a água e os elementos sólidos e toxinas da gordura do leite e lactose são completamente removidos. Embora seja inteiramente preparado a partir da manteiga, suas propriedades, de acordo com a ayurveda, diferem muito da manteiga em si. Quando o ghee é preparado através do método tradicional de aquecimento e coação, toda a água é evaporada e os elementos sólidos da gordura do leite são completamente removidos. O resultado é um óleo dourado e brilhantemente transparente que não fica rançoso. Este é o ghee que encontrará um lugar em todos os alimentos que você preparar.O ghee preparado adequadamente apresenta as seguintes qualidades: não contém sal, não contém lactose, não produz fumaça em temperaturas altas, não necessita de refrigeração. É utilizado por naturopatas em diversas culturas, que extraem seus poderes curativos e rejuvenescedores. E para aqueles com alergias graves a laticínios, é uma parte integral da dieta com alto grau de restrição.Tem um sabor maravilhoso e é um ótimo óleo para cozinhar. Além de seu aroma refinado e sabor delicado, tem alto nível de resistência ao calor, e não queima facilmente. Legumes, verduras, tortas e outros alimentos preparados com Ghee são muito saborosos e nutritivos." (texto resumido do site ahau.org.)
Passo a passo de como eu faço Ghee
1º Coloco a manteiga em um panela de inox e levo ao fogo bem baixo. Se preferir e ficar com medo de queimar faça em banho maria.
2º Conforme a manteiga for derretendo, vai subindo uma "espuma" branca, que deve ser retirada. Tiro com a escumadeira. Não deixe ferver.
3º Essa "espuma" nada mais é que os elemento sólidos do leite e água.
4º Nessa hora todo cuidado é pouco, pois é fácil de queimar e de deixar ferver. Tire a panela do fogo e retire o que ainda ficou da espuma. Coe em uma peneira com um pedaço de pano de algodão. Cuidado para não se queimar.
5º Pronto... o Ghee esta pronto. Guarde em pote de vidro bem fechado. Pode ser armazenado na geladeira ou em temperatura ambiente.
Marcela, sua receita ficou bem clara! Parabéns!
ResponderExcluirObrigada Sandra. Bjs
ExcluirObrigada Sandra. Bjs
ExcluirOi Marcela, depois da sua dica no "Viva Sem Lactose" resolvi tomar coragem e tentar fazer a manteiga ghee. Achei que consegui fazer razoavelmente direito, mas queria uma ajudinha sua. =)
ResponderExcluirEu consegui tirar bem a espuma que ficou por cima, mas no fundo da panela tinha algumas "manchas" mais claras e que não consegui tirar. Quando passei pro pote para guardar, isso ficou no fundo, formando uma pequena camada mais clara. Você sabe me dizer o que pode ser isso? É normal?
Agradeço muito seu empenho constante em sempre ajudar. E parabéns pelo blog, adorei várias receitas e já estão na minha listinha de testes a fazer.
Abraço!!!
Oie Beatriz, fico feliz em poder ajudar. Sempre q faço a ghee passo pela peneira com um pedaço de tecido de algodão bem fininho (pode ser ate gaze rsrs) para que não fique nenhum resíduo. Sera q vc tirou um pouco antes do fogo? E ainda n tinha separado tudo? Coe de novo pra ver se fica límpida. Hj vou fazer e aproveito e vejo como fica se tirar antes do fogo rsrs obrigada pela visita. ;)
ResponderExcluirMuito obrigada, Marcela. Eu coei com coador de voal, mas passou essa parte mais clara assim mesmo...vou tentar novamente deixando um pouco mais de tempo no fogo. Obrigada. =)
ResponderExcluir