domingo, 28 de julho de 2013

ÓLEO DE COCO CASEIRO



Encontrei no site da GNT uma receita de óleo de coco virgem da nutricionista Adriana Castro, achei bem interessante. Postei em um grupo do Facebook que participo o Viva sem Glúten e recebi umas dicas da Josy Gomes que também faz o óleo de coco caseiro.


Depois de muita pesquisa para por em prática a receita, vamos ao que aprendi. Rsrs 



O óleo de coco tem muitos benefícios: 
  1. Reforça o sistema imunológico; 
  2. É termogênico, ou seja, acelera a queima de gordura; 
  3. É antioxidante; 
  4. É rico em ácido láurico, que atua como antinflamatório, antifúngico, antiprotozoário e antiviral, combatendo fungos como cândida e parasitas como giardia. 
  5. Regula a função intestinal 

Por ser um complemento alimentar, o óleo de coco deve ser consumido diariamente para que se possa usufruir de todos os seus benefícios. 
Pode ser consumido puro ou para cozinhar, substituindo outros óleos, como de soja e canola. Por ter um sabor agradável deve ser usado para passar no pão substituindo a manteiga, como tempero para saladas, substituindo outras gorduras em massas de pães, bolos e doces ou ainda misturar uma colher de sopa em vitaminas e sucos.

Eu nunca havia usado coco inteiro em receitas, então para mim foi novidade. 

1º Na hora de comprar o coco marrom tem que chacoalhar ele para saber quanto de água tem dentro. Quanta mais água melhor, sinal que o coco esta úmido.



2º Para abrir o coco: Usei uma chave de fenda e um martelo, segurei o coco sobre um pano e posicionei a chave de fenda sobre um dos furinhos e bati com o martelo. Coloquei o coco virado sobre uma jarrinha para drenar a água.


3º Coco sem água, enrolei-o no pano e dei marteladas até ele partir. Foi mais fácil do que eu imaginava. rsrsrs


4º Com a ajuda de um descascador de verduras e uma faquinha tirei toda pele escura do coco e cortei em cubinhos.


Ah! Apesar de parecer trabalhoso, não é. E o custo beneficio compensa, paguei no coco R$ 2,98 e rendeu 1/2 vidro pequeno daqueles de geleia.
Como estava em teste fiz a receita só com um coco marrom, mas sugiro usar de dois a três cocos, pois não rende muito.

Juntando a receita da nutri Adriana Castro e as dicas da Josy fiz assim o óleo de coco.


INGREDIENTES
  • 1 coco marrom descascado cortado em cubos
  • 1 xícara de água quente, que ajuda a soltar a gordura do coco


PREPARO

No liquidificador bata o coco com a água até formar um creme liso. Caso precise coloque mais um pouco de água. Coloque um pano de prato limpo sobre uma peneira e coe . Esprema bem o pano até retirar todo leite do coco.
Coloque o liquido em uma garrafa PET ( de água mineral) e deixe envolto de um pano limpo em um lugar escuro por 24 hs. Em seguida coloque a garrafa sem deitar dentro da geladeira por mais 24 horas.
O óleo vai se separar do leite e se solidificar. Em baixo leite, em cima óleo. 
Corte a garrafa bem na linha que separa os dois. Guarde o óleo em um vidro com tampa esterilizado.
Sua cor ao olhar contra luz será amarelada. Acima de 27 ºC voltara ao estado líquido e deve ser conservado fora da geladeira e sua durabilidade é de dois anos.
O coco ralado que sobrou no pano levei ao forno por uns 30 minutos até secar.



Fontes de pesquisa

quarta-feira, 17 de julho de 2013

MARTA ROCHA SEM GLUTEN E SEM LEITE

Vontade... é o que resume a ideia de fazer um bolo com cara de festa que eu pudesse comer. Um bolo Marta Rocha, delicioso. 

 

Para a massa, pão de ló, o bolo perfeito em relação a adaptação. E os recheios naturalmente não levam leite e nem trigo e pesquisei em muitos sites, juntei dicas daqui e dali.  Para a cobertura usei chantilly sem leite, aqueles de caixinha que é só bater na batedeira. Esse chantilly tem caseinato de sódio, algumas pessoas com alergia a proteína do leite não pode consumi-lo, o que não é o meu caso.  
Literalmente foi só botar a mão na massa. E eu me surpreendi com o resultado, porque nunca acertei fazer bolo recheado com trigo, sempre desmoronava, ficava seco ou úmido demais. Quando ficou pronto fiquei admirada de como ficou bonito e quando comi... o sabor, perfeito! 
Senti orgulho de mim mesma. rsrsrs 

Então aqui esta a receita da MINHA Marta Rocha. 



PÃO DE LÓ - massa branca

INGREDIENTES

  • 5 gemas
  • 5 claras em neve
  • 10 colheres (sopa) de açúcar (usei sucralose)
  • 10 colheres (sopa) de farinha preparada sem glúten
  • 1 colher (chá) de goma xantana
  • 15 colheres (sopa) de água quente
  • 1 colher (chá) de extrato de baunilha
  • 1 colher (sopa) de fermento químico
Farinha sem glúten:
  • 3 xícaras de farinha de arroz 
  • 1 xícara de fécula de batata 
  • 1/2 xícara de polvilho doce 
Misture tudo e conserve em pote bem vedado.





PREPARO


Bata as gemas com o açúcar até ficar fofo e esbranquiçado. Coloque as claras em neve e misture. Em seguida junte a água quente e aos poucos a farinha preparada e a goma xantana. Bata bem. Acrescente o extrato de baunilja e por último o fermento químico. 
Coloque a massa na forma com as ameixas carameladas. Asse em forno pré aquecido 180 ºC por aproximadamente 25 minutos. Pão de ló assa rápido. Desenforme assim que tirar do forno. 


PÃO DE LÓ - massa de chocolate

Adicione junto com a farinha 2 colheres (sopa) de chocolate em pó.


Baba de moça

INGREDIENTES

  • 6 gemas
  • 200 gramas de açúcar (usei sucralose)
  • 1/2 copo de água
  • 1 vidro de leite de coco
  • 2 colheres (sopa) de amido de milho
  • 1 colher (sopa) de manteiga (ghee)

PREPARO

Coloque o açúcar em uma panela e leve ao fogo baixo sem mexer até virar uma calda. Enquanto isso passe as gemas por uma peneira, acrescente o leite de coco e o amido dissolvido na água. Desligue a calda e aguarde amornar e junte as gemas com o leite de coco e a manteiga. Misture bem e leve ao fogo até engrossar. Reserve


Crocante

INGREDIENTES
  • 1 xícara de nozes moídas
  • 1 xícara de açúcar  (usei sucralose)
PREPARO

Leve ao fogo o açúcar e as nozes moídas e mexa até açucarar. Tire da panela e coloque sobre um prato ou vidro. Quando esfriar moa.


Suspiro

INGREDIENTES
  • claras 
  • 3 colheres (sopa) de açúcar

PREPARO

Bata bem as claras em neve na batedeira e acrescente o açúcar. Forre uma forma com papel manteiga e disponha os suspiros e asse por aproximadamente 1 hora em forno baixo à 100 ºC. 

Fio de ovos

INGREDIENTES
  •   6 gemas
  •   6 colheres (sopa) de açúcar
  •   200 ml de água
  •   1 colher (chá) de extrato de baunilha
PREPARO


Em uma panela misture o açúcar e a água, deixe ferver em fogo baixo, até formar uma calda rala.  Enquanto isso passe as gemas por uma peneira e acrescente o extrato de baunilha. Coloque as gemas em um funil próprio para fio de ovos ou coloque em um saco plástico e faça um furinho bem pequeno na ponta. Ainda em fogo baixo vá colocando as gemas em forma de fio rapidamente. Deixe cozinhar e tire com a ajuda de uma escumadeira. Disponha os fios sobre um prato. Repita o processo até acabar todas as gemas. Se a calda engrossar muito coloque um pouco de água fria para voltar ao ponto de calda rala. Quado esfriar separa os fios com as mão ou com um garfo., aguarde cozinhar minutos. 


Chantilly   conforme instrução do fabricante  OU

Marshmallow

INGREDIENTES

PREPARO

Leve ao fogo baixo sem parar de mexer as claras com o açúcar. Assim que começar a querer ferver desligue. Leve para a batedeira e na velocidade alta bata até o ponto de suspiro. Acrescente o extrato de baunilha e bata mais um pouco. Deixe esfriar bem e empregue.


MONTANDO O BOLO

Corte a  massa branca  ao meio e a massa de chocolate também.
Para umedecer as massas usei leite de coco adoçado com açúcar de baunilha.

1º Bolo de chocolate – umedecer
Baba de moça

2º Bolo branco– umedecer
Passe uma camada de chantilly e coloque o crocante

3º Suspiro


4º Bolo de chocolate – umedecer
1/3 do chantilly

5º Bolo branco– umedecer
Cobrir com o restante do chantilly e decorar com os fios de ovos e os suspiros.

Sugestões de cobertura: nozes, suspiros, geleia de damasco ou ameixa.




Fontes de pesquisa:

Le Corden BleuDona Benta
http://www.receitasdemae.com.br
http://docemomentodagula.blogspot.com.br
http://tvg.globo.com/receitas
http://www.saborintenso.com
http://www.sococo.com.br
www.ciauniao.com.br


segunda-feira, 8 de julho de 2013

CALDO DE CARNE CASEIRO

Quando postei a receita da sopa de aipim comentei que rendeu um belo caldo de carne. Sempre aproveito o caldo das carnes de panela ou do frango quando cozinho para fazer recheios de empadões, tortas e coxinhas. Normalmente joga-se fora a água do cozimento, o que eu acho um desperdício. 
Eu não gosto de caldo de carne, frango e legumes industrializados, acho um desaforo cozinhar usando somente temperos prontos quando temos uma gama de temperos básicos a disposição como alho, cebola, pimenta e sal. Aprendi com minha mãe a não usar os caldinhos prontos, pois ela nunca teve o habito de cozinhar com eles. Prefiro fazer em casa, é mais saboroso e não tem o famoso glutamato monossódico, que é um realçador de sabor que faz mal a saúde, pois além da reação alérgica a proteína de tantos alimentos, tenho reação também a ele. Leia mais sobre glutamato monossódico no blog com ciência.

É muito prático ter esses cubinhos sempre no congelador. 

Já vi várias receitas onde usam ossos bovinos ou carcaças de frango, eu nunca fiz assim, como disse faço reaproveitamento do caldo que ia literalmente pelo ralo.



INGREDIENTES

  • 1 cebola pequena cortada em cubos
  • 2 colheres (sopa) de alho moído
  • 1 colher (sopa) de óleo
  • 400 gramas de músculo ou outra carne que preferir 
  • sal, pimenta calabresa e cheiro verde a gosto (temperos que você preferir a gosto)
  • legumes a gosto (cenoura, salsão, tomate...)
  • 500 ml de água


PREPARO

Numa panela de pressão refogue no óleo, a cebola e o alho. Junte a carne, a água e o sal e os demais ingredientes, ao ferver feche a panela e cozinhe por 10 minutos ou até a carne estar macia. Quando estiver morno coe o caldo e deixe esfriar bem. Utilize a carne como quiser. Com uma colher tire a gordura que se separou do caldo e descarte. Coloque em fôrma de gelo e leve para o congelador. Assim que estiver congelado ensaque os cubinhos e use-os para incrementar suas receitas.
Só cuidado ao usa-los, pois todo alimento congelado tem seu sabor realçado, o que é facilzinho para salgar e temperar demais o seu prato. 


Essa receita rendeu 400 ml de caldo, ou seja, 16 cubos.





domingo, 7 de julho de 2013

SOPA DE AIPIM (MANDIOCA)


Como já comentei gosto muito de sopa. Semana passada um amigo nosso Fernando, postou no Facebook a foto da sopa de aipim que a mãe dele Jozira faz. Como a foto nos deixou com água na boca, fui incumbida de conseguir a receita, nada que um telefonema não resolvesse. Depois da explicação da Jozira e suas dicas fiz a sopa ,do meu jeito, não sei se ficou igual a dela, mas que ficou gostosa... ficou.  E ainda aproveitei para fazer um belo caldo de carne. Receita para próximo post.

INGREDIENTES


  • 1 cebola pequena cortada em cubus
  • 2 colheres (sopa) de alho moído
  • 1 colher (sopa) de óleo
  • 400 gramas de carne vermelha (posta branca, patinho ou coxão mole)
  • sal, pimenta calabresa e cheiro verde a gosto
  • 500 gramas de aipim cozido
  • água 

PREPARO

Numa panela de pressão refogue no óleo, a cebola e o alho. Junte a carne, a água e o sal. Ao ferver feche a panela e cozinhe por 10 minutos. Junte o aipim cozido e cozinhe por mais 5 minutos. bata tudo no liquidificador até formar um creme bem grosso. Se preferir acrescente mais água. Depois de tudo liquidificado volte para a panela, acerte o sal e acrescente a pimenta e o cheiro verde. 


quarta-feira, 3 de julho de 2013

POLENTA DE MICROONDAS COM BISTECA


Dia frio em Curitiba e eu de folga e sozinha = fazer comida que marido não come. hehe Pior que quem viu na internet que dava para faze polenta no microondas foi ele, e desde então só faço polenta assim. Por que além de prático e rápido, não queima. E para acompanhar, bisteca. Além do bacon e da costelinha defumada é a única parte do porco que eu como, desde que bem torrada. 


INGREDIENTES

Polenta
  • 1 xícara de fubá 
  • 3 a 4 xícaras de água
  • 1 colher (sopa) de óleo
  • sal a gosto

Bisteca
  • bisteca de porco temperada com alho moído e sal a gosto
  • 1 colher (sopa) óleo para fritar

Molho
  • 1 cebola pequena
  • 2 colheres (sopa) de alho moído
  • 1 colher (sopa) de óleo
  • 1 tomate pelado  (uso tomate pelado em suco de tomate)
  • 1 xícara de água
  • cebolinha verde a gosto
  • sal a gosto


PREPARO

Polenta- Em uma tigela funda, coloque todos os ingredientes, reserve uma xícara de água, e misture bem. Leve ao microondas por 3 minutos na potência máxima. Tire a tigela do micro e mexa bem. Se necessário acrescente mais água. Mexa bem para não ficar com grumos. Leve ao micro por mais 2 minutos e repita o processo. 
Bisteca - Em uma frigideira coloque o óleo e em seguida a bisteca. Deixe fritar em fogo baixo até dourar ambos os lados.
Molho- Aqueça o óleo e acrescente a cebola e o alho, assim que começarem a dourar coloque o tomate picado. Em fogo baixo, refogue até o tomate desmanchar. Adicione a água e deixe ferver.  




Você com certeza vai gostar: