Encontrei no site da GNT uma receita de óleo de coco virgem da nutricionista Adriana Castro, achei bem interessante. Postei em um grupo do Facebook que participo o Viva sem Glúten e recebi umas dicas da Josy Gomes que também faz o óleo de coco caseiro.
Depois de muita pesquisa para por em prática a receita, vamos ao que aprendi. Rsrs
O óleo de coco tem muitos benefícios:
- Reforça o sistema imunológico;
- É termogênico, ou seja, acelera a queima de gordura;
- É antioxidante;
- É rico em ácido láurico, que atua como antinflamatório, antifúngico, antiprotozoário e antiviral, combatendo fungos como cândida e parasitas como giardia.
- Regula a função intestinal
Por ser um complemento alimentar, o óleo de coco deve ser consumido diariamente para que se possa usufruir de todos os seus benefícios.
Pode ser consumido puro ou para cozinhar, substituindo outros óleos, como de soja e canola. Por ter um sabor agradável deve ser usado para passar no pão substituindo a manteiga, como tempero para saladas, substituindo outras gorduras em massas de pães, bolos e doces ou ainda misturar uma colher de sopa em vitaminas e sucos.
Eu nunca havia usado coco inteiro em receitas, então para mim foi novidade.
1º Na hora de comprar o coco marrom tem que chacoalhar ele para saber quanto de água tem dentro. Quanta mais água melhor, sinal que o coco esta úmido.
2º Para abrir o coco: Usei uma chave de fenda e um martelo, segurei o coco sobre um pano e posicionei a chave de fenda sobre um dos furinhos e bati com o martelo. Coloquei o coco virado sobre uma jarrinha para drenar a água.
3º Coco sem água, enrolei-o no pano e dei marteladas até ele partir. Foi mais fácil do que eu imaginava. rsrsrs
4º Com a ajuda de um descascador de verduras e uma faquinha tirei toda pele escura do coco e cortei em cubinhos.
Ah! Apesar de parecer trabalhoso, não é. E o custo beneficio compensa, paguei no coco R$ 2,98 e rendeu 1/2 vidro pequeno daqueles de geleia.
Como estava em teste fiz a receita só com um coco marrom, mas sugiro usar de dois a três cocos, pois não rende muito.
INGREDIENTES
- 1 coco marrom descascado cortado em cubos
- 1 xícara de água quente, que ajuda a soltar a gordura do coco
PREPARO
No liquidificador bata o coco com a água até formar um creme liso. Caso precise coloque mais um pouco de água. Coloque um pano de prato limpo sobre uma peneira e coe . Esprema bem o pano até retirar todo leite do coco.
Coloque o liquido em uma garrafa PET ( de água mineral) e deixe envolto de um pano limpo em um lugar escuro por 24 hs. Em seguida coloque a garrafa sem deitar dentro da geladeira por mais 24 horas.
O óleo vai se separar do leite e se solidificar. Em baixo leite, em cima óleo.
Corte a garrafa bem na linha que separa os dois. Guarde o óleo em um vidro com tampa esterilizado.
Sua cor ao olhar contra luz será amarelada. Acima de 27 ºC voltara ao estado líquido e deve ser conservado fora da geladeira e sua durabilidade é de dois anos.
O coco ralado que sobrou no pano levei ao forno por uns 30 minutos até secar.
Fontes de pesquisa