Não gostava de dobradinha, comi algumas vezes mas não me encantei. Como comentei anteriormente meu paladar mudou depois das exclusões rsrs e eu provei há alguns meses com uma amiga a Adriana e redescobri o sabor desse prato condimentado.
Dobradinha é o nome dado na culinária ao bucho de boi cozido em pequenos pedaços e é um prato tradicional do norte de Portugal, normalmente leva feijão na receita.
Fiz minha versão, já que não posso com feijão, substitui por grão-de-bico. Não preciso nem falar que deu certo e saboroso.
INGREDIENTES
- 450 gramas de bucho (comprei ele limpo)
- suco de um limão
- 600 ml de água
- 1 xícara de grão de bico cozido
- linguiça fininha fervida e cortada
- bacon magro fervido e cortado
- 3 dentes de alho picados
- 1 cebola pequena picada
- pimentões verde, amarelo e vermelho picados
- 1 saquinho de molho básico de tomate
- pimenta calabresa, sal e cheiro verde a gosto
PREPARO
Corte em pedaços pequenos o bucho e leve para ferver com a água e o suco de limão por 15 minutos. Escorra a água e reserve.
Na panela de pressão, refogue o bacon e a linguicinha na própria gordura, junte a cebola e o alho até dourar. Coloque o bucho escorrido e deixe refogar. Cubra com água, feche a panela. Assim que iniciar a pressão conte 15 minutos e deligue. Deixe a pressão sair sozinha. Coloque os pimentões, o molho básico de tomate e os demais temperos. Deixe cozinhar até os pimentões estarem macio. Acrescente o grão-de-bico e ferva até engrossar o caldo.
Sirva com arroz, batata cozida e salada verde.
Nenhum comentário:
Postar um comentário