sábado, 23 de março de 2013

GHEE (MANTEIGA CLARIFICADA)


** Atenção alérgicos a proteína do leite. Alguns alérgicos consomem ghee e não tem reação outros não. Algumas pesquisas relatam que ao fazer ghee toda a proteína e lactose são excluídas, outros estudos dizem que não. Sugiro aqui bom senso, pois cada qual conhece seu organismo e a recomendação de seu médico e/ou nutricionista. 
Eu por um tempo consumi ghee sem problemas. Como o organismo aqui anda atirando por todo lado e continua no ciclo de reações a outros alimentos, a nutri recomendou a suspensão da ghee tbm, não tive reação, foi por precaução. 



Ghee, pronuncia-se gui, é a manteiga clarificada. De origem indiana é muito usado na ayurveda.
"É o óleo purificado da manteiga, onde toda a água e os elementos sólidos e toxinas da gordura do leite e lactose são completamente removidos. Embora seja inteiramente preparado a partir da manteiga, suas propriedades, de acordo com a ayurveda, diferem muito da manteiga em si. Quando o ghee é preparado através do método tradicional de aquecimento e coação, toda a água é evaporada e os elementos sólidos da gordura do leite são completamente removidos. O resultado é um óleo dourado e brilhantemente transparente que não fica rançoso. Este é o ghee que encontrará um lugar em todos os alimentos que você preparar.O ghee preparado adequadamente apresenta as seguintes qualidades: não contém sal, não contém lactose, não produz fumaça em temperaturas altas, não necessita de refrigeração. É utilizado por naturopatas em diversas culturas, que extraem seus poderes curativos e rejuvenescedores. E para aqueles com alergias graves a laticínios, é uma parte integral da dieta com alto grau de restrição.Tem um sabor maravilhoso e é um ótimo óleo para cozinhar. Além de seu aroma refinado e sabor delicado, tem alto nível de resistência ao calor, e não queima facilmente. Legumes, verduras, tortas e outros alimentos preparados com Ghee são muito saborosos e nutritivos." (texto resumido do site ahau.org.)

Passo a passo de como eu faço Ghee 

Coloco a manteiga em um panela de inox e levo ao fogo bem baixo. Se preferir e ficar com medo de queimar faça em banho maria.

 

 2º Conforme a manteiga for derretendo, vai subindo uma "espuma" branca, que deve ser retirada. Tiro com a escumadeira. Não deixe ferver.



  
3º Essa "espuma" nada mais é que os elemento sólidos do leite e água.


 
 4º Nessa hora todo cuidado é pouco, pois é fácil de queimar e de deixar ferver. Tire a panela do fogo e retire o que ainda ficou da espuma. Coe em uma peneira com um pedaço de pano de algodão. Cuidado para não se queimar.
 
 
5º Pronto... o Ghee esta pronto. Guarde em pote de vidro bem fechado. Pode ser armazenado na geladeira ou em temperatura ambiente.



 


6 comentários:

  1. Marcela, sua receita ficou bem clara! Parabéns!

    ResponderExcluir
  2. Oi Marcela, depois da sua dica no "Viva Sem Lactose" resolvi tomar coragem e tentar fazer a manteiga ghee. Achei que consegui fazer razoavelmente direito, mas queria uma ajudinha sua. =)
    Eu consegui tirar bem a espuma que ficou por cima, mas no fundo da panela tinha algumas "manchas" mais claras e que não consegui tirar. Quando passei pro pote para guardar, isso ficou no fundo, formando uma pequena camada mais clara. Você sabe me dizer o que pode ser isso? É normal?
    Agradeço muito seu empenho constante em sempre ajudar. E parabéns pelo blog, adorei várias receitas e já estão na minha listinha de testes a fazer.
    Abraço!!!

    ResponderExcluir
  3. Oie Beatriz, fico feliz em poder ajudar. Sempre q faço a ghee passo pela peneira com um pedaço de tecido de algodão bem fininho (pode ser ate gaze rsrs) para que não fique nenhum resíduo. Sera q vc tirou um pouco antes do fogo? E ainda n tinha separado tudo? Coe de novo pra ver se fica límpida. Hj vou fazer e aproveito e vejo como fica se tirar antes do fogo rsrs obrigada pela visita. ;)

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigada, Marcela. Eu coei com coador de voal, mas passou essa parte mais clara assim mesmo...vou tentar novamente deixando um pouco mais de tempo no fogo. Obrigada. =)

    ResponderExcluir

Você com certeza vai gostar: