ERVAS E TEMPEROS



    Utilizados para realçar o sabor dos alimentos, as ervas e os temperos dão um sabor especial a cada receita. Há diversas especiarias que combinadas e na medida certa transformam o sabor de um simples feijão com arroz, deixando a marca registrada de quem os cozinhou. 
    Eu particularmente não gosto e não utilizo temperos prontos industrializados. Há uma variedade imensa de condimentos para todos os gostos. Você pode usa-los frescos ou desidratados. 






ERVAS 


* ALECRIM - tem aroma forte e sabor picante.  É utilizado em frango, carne de porco, pães e batatas.


* CEBOLINHA - sabor ameno de cebola. É ideal para temperar vários pratos. Carnes, peixes, saladas, ovos e sopas.


* COENTRO - sabor forte e aromático. Usado em pratos asiáticos e mexicanos, muito usado em cenouras, saladas e iogurtes.


* ERVA DOCE - Suave. Indicado no preparo de sopas de peixe, carne de porco e ovos.


* HORTELÃ - levemente doce. Dá um sabor especial em pepinos, batatas, ervilhas, queijos, sopas fria e sucos.


* LOURO - Levemente picante. Use-o no feijão, sopas, caldos, molhos e cozidos.



* MANJERICÃO - suas folhas devem ser usadas inteiras ou então rasgadas. Seu aroma é perfumado. Tempere carnes, molhos e sopas.


* ORÉGANO - O cheirinho é inconfundível. Não tem como não lembrar de pizza. Perfeito para temperar molhos e queijos para aperitivo.



* SALSA - sabor suave e combinada com a cebolinha formam o CHEIRO VERDE. Ideal para temperar carnes, peixes, saladas, ovos e sopas.

* TOMILHO - tempere carne assada e batatas assadas.






TEMPEROS 


CANELA - aromático e doce. É utilizado em pó ou em pau no preparo de pratos orientais, sobremesas de frutas e chocolates, mingau, arroz doce, pães e bolos.


* COMINHO - sabor picante. Suas sementes podem ser usadas inteiras ou em pó, para pratos indianos e mexicanos, carne de porco, frango, carneiro, sopas de grãos e arroz.


* CRAVO DA ÍNDIA - levemente adocicado. Usa-se normalmente suas flores inteiras. Ideal no preparo de presunto e carne de porco, batata-doce, abobora moranga, compotas e conservas.


* GENGIBRE - sabor picante e adocicado. sua raiz deve ser usada fresca ou em pó. Seu sabor é marcante em pratos indianos e orientais. Use-o em frango, legumes, frutas como melão, moranga, bolos e biscoitos. No brasil é o que dá sabor ao quentão ou vinho quente.


* MOSTARDA - forte e picante. Usa-se sementes inteiras e em pó. Útil em condimentos, milhos, legumes e carne de boi. 


* NOZ MOSCADA- Doce e perfumada. Ralada ou em pó é utilizada em macarrão, molho de carne, massas, bolos e biscoitos.


* PIMENTA DO REINO - picante. Combina em qualquer prato, até mesmo doces com morangos e sorvetes.

* PIMENTA CALABRESA - picante. É a pimenta dedo de moça desidratada. Usada para temperar carnes, molhos, ovos e é o principal condimento da linguiça calabresa.


* SEMENTE DE ERVA DOCE- doce.  Ideal para sopas e cozidos de peixe e bolos.





Você com certeza vai gostar: