quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

LEITE VEGETAL CASEIRO


Desde que descobri que tenho alergia a proteína do leite de vaca o substituo  por  leite vegetal que são fontes de cálcio, magnésio e ácidos graxos essenciais que trazem ao nosso organismo inúmeros benefícios, além de ajudar no controle do colesterol e triglicerídeos.   
O leite de soja é o mais fácil de encontrar, o que eu menos gosto e o mais barato (R$ 3,00 em média) mas no inicio da minha  "dieta" eu não podia  também com soja,  e os demais leites comercializados são caros ( em média  R$ 18,00 - 1 litro ) então minha nutri me passou uma receita de leite de amêndoa ... amei, me encantei e nunca mais deixei de fazê-lo.                                                                                                                                                               
Com o tempo fui descobrindo outros sabores de leite feito de nozes, castanha do Pará, castanha caju sem sal, macadâmia, avelã,  semente de girassol, gergelim, quinoa, arroz , coco... 
Dos leites que fiz os que mais gostei,  foram o de amêndoa, castanha do Pará e coco. O de arroz achei o sabor estranho, além de eu ter feito a maior bagunça, a receita que testei pedia que cozinhasse o arroz e depois batesse no liquidificador, pois bem bati o arroz muito quente e com a pressão a tampa abriu e voou arroz moído por toda minha cozinha, foi cômico e trabalhoso, tinha arroz até no teto. O de quinoa e gergelim ainda não fiz. 

Quando fiz o leite condensado vegetal receita da Josy Gomes do blog Sabores da Cozinha sem Glúten só tinha sobras de castanha do Pará, de nozes, amêndoa e semente de girassol, o que deu uma xícara para fazer o leite. O sabor da mistura ficou muito bom, sendo que a cor e o sabor da semente de girassol sobressaíram, o leite ficou acinzentado. Na foto do beijinho de coco dá para ver bem a cor. hehehe


Algumas dicas:

* O leite vegetal substitui em qualquer receita o leite de vaca. 
*Para fazer o café com leite o que mais gostei também foi o de amêndoas.
* Para fazer chocolate quente ou com achocolatado prefiro o leite de inhame.

*** ATUALIZADO em 30/06/2014 : fiz recentemente o de arroz e deu certo. Já testei em quase todas as receitas e o resultado foi perfeito. :)




1.  Leite Vegetal de Amêndoa (Nozes, Castanha do Para e Caju, Macadâmia, Semente de Girassol)
Leite vegetal de amêndoa 

Ingredientes
  • 1 xícara de amêndoa (deixe de molho em água filtrada por 8 horas)
  • 4 xícaras de água filtrada
  • 1 colher (chá) de extrato de baunilha (opcional)
Preparo


Jogue a água em que a amêndoa ficou de molho fora. No liquidificador junte a amêndoa com a água e bata bem. Coe em pano ou coador de algodão, e esprema para tirar todo o liquido. O leite esta pronto. Se optar em usar o extrato de baunilha, bata junto com o leite no liquidificador. 
Guarde na geladeira por até 2 dias. (não gosto do sabor depois disso)

Com a polpa que sobra faço um pastinha para comer com pão e biscoito salgado ou reaproveito em massas de bolo e pães. 


2.  Leite Vegetal de Coco

Ingredientes
  • 1 xícara de coco ralado ou em pedaços natural 
  • 2 xícaras de água filtrada
Preparo

Bata tudo no liquidificador ou mixer. Coe e guarde na geladeira por até 2 dias. 


3.  Leite Inhame (Receita da Josy Gomes - blog Sabores da Cozinha sem glúten)

Ingredientes
  • 4 Inhames cozidos e descascados
  • 800 ml de água
  • 200 ml de leite de coco
  • 3 tâmaras sem caroço
  • 1 colher (sopa) de mel
Preparo

Bata tudo no liquidificador, caso queira mais ralo coloque um pouco mais de água . Coe e guarde na geladeira por até 4 dias. 

Dica:  Pode também bater só o inhame com água e acrescentar frutas, cacau, enfim substitui pelo leite animal em qualquer receita. 



4.  Pasta com polpa do leite
Pasta

Ingredientes
  • sobra da polpa do leite
  • cheiro verde, manjericão
  • alho
  • pimenta do reino ou calabresa
  • vinagre ou limão
  • azeite de oliva
  • sal a gosto
Misture tudo e guarde na geladeira. 




5.  Leite Condensado Vegetal (receita da Josy Gomes)





Ingredientes
  • 1 litro de leite vegetal
  • 500 gramas de açúcar (usei sucralose)
  • 2 colheres de óleo de coco
  • 1 colher de amido de milho
Preparo

Leve ao fogo o leite e o açúcar até engrossa. Adicione o óleo de coco e o amido. Misture bem e deixe apurar por mais 2 minutos. Deixe esfriar e guarde na geladeira.








Beijinho de coco - leite
condensado vegetal.



6.  Beijinho de coco de leite Condensado Vegetal 

Ingredientes
  • 1 receita de leite condensado vegetal
  • 100 gramas de coco ralado
  • cravo da índia e coco ralado para decorar

Preparo

Misture o leite condensado vegetal e o coco ralado e leve ao microondas na potencia máxima por 4 minutos, mexa, e mais 4 minutos. Até atingir o ponto de brigadeiro. Cuide com o tempo, pois pode variar. Deixe esfriar. Enrole, passe no coco ralado e decore com o cravo da índia. 


7.  Requeijão Caseiro sem leite (receita da Cláudia Marcelino) 

Ingredientes
Requeijão Caseiro
  • 2 xícaras de leite vegetal (usei de amêndoa)
  • 3 colheres (sopa) de amido de milho
  • 1/2 xícara de óleo de coco
  • 1 colher (chá) de sal
  • 8 colheres (sopa) de creme de leite vegetal 

Preparo

Dissolva o amido no leite vegetal e leve ao fogo baixo, junto com o oleo de coco e o sal. Mexa até engrossar. Retire do fogo e acrescente o creme de leite vegetal. Espere amornar e bata no liquidificador por 5 minutos. Guarde em pote de vidro. Durabilidade: 5 dias na geladeira. (Se durar porque fica muito bom. rsrsrs)


8. Creme de leite Caseiro sem leite (receita adaptada da Cláudia Marcelino)

Ingredientes


  • 2/3 de xícara de leite vegetal (usei amêndoa) 
  • 1/2 colher (chá) de goma xantana
  • 2/3 de xícara de óleo de coco em estado líquido 
Preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador até engrossar.
  



VEJA TAMBÉM

CAFÉ GELADO
CHOCOLATE QUENTE
SMOOTHIE FUNCIONAL

20 comentários:

  1. Respostas
    1. Boa noite Vanessa. Nunca fiz com com cmc, mas como ele e a goma xantana tem as mesmas funções creio que dê certo. Assim que fizer me conta o resultado.

      Excluir
  2. Boa noite. Não entendi se vamos utilizar leite vegetal como posso usar ghee (derivada do leite), sendo alergica não posso utilizar, está correta a receita? Sendo positiva a resposta nao posso utilizar o creme de leite de arroz industrializado. Por gentileza, me esclareça.
    Grata.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Clelinas. Você pode substituir por qualquer creme de leite vegetal (arroz, soja...) eu particularmente não aprecio o sabor do de arroz e muito menos o de soja. O ghee é manteiga clarificada . É o óleo purificado da manteiga, onde toda a água e os elementos sólidos e toxinas da gordura do leite e lactose são completamente removidos. Embora seja inteiramente preparado a partir da manteiga, suas propriedades, de acordo com a ayurveda, diferem muito da manteiga em si. Quando o ghee é preparado através do método tradicional de aquecimento e coação, toda a água é evaporada e os elementos sólidos da gordura do leite são completamente removidos. O resultado é um óleo dourado e brilhantemente transparente que não fica rançoso. Este é o ghee que encontrará um lugar em todos os alimentos que você preparar.O ghee preparado adequadamente apresenta as seguintes qualidades: não contém sal, não contém lactose, não produz fumaça em temperaturas altas, não necessita de refrigeração. É utilizado por naturopatas em diversas culturas, que extraem seus poderes curativos e rejuvenescedores. E para aqueles com alergias graves a laticínios, é uma parte integral da dieta com alto grau de restrição.Tem um sabor maravilhoso e é um ótimo óleo para cozinhar. Além de seu aroma refinado e sabor delicado, tem alto nível de resistência ao calor, e não queima facilmente. Legumes, verduras, tortas e outros alimentos preparados com Ghee são muito saborosos e nutritivos." (texto resumido do site ahau.org.)
      Tenho alergia a proteína do leite e consumo ghee sem problemas.

      http://cozinhandocommarcela.blogspot.com.br/2013/03/ghee-manteiga-clarificada.html

      Excluir
  3. Alguma sugestão para substituir o amido de milho? Posso substituir o açúcar por mel?

    ResponderExcluir
  4. Boa noite Eneida, seja bem vinda!

    Pode substituir o amido de milho por fécula de batata e o açúcar por mel.

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde,
    atualmente estou a usar leite Becel com estroides vegetais gostaria de saber se estou a fazer correto, uma vez que não gosto de leite de soja e outros como de amendoa etç não são faceis de encontrar em todos os supermercados
    Atenciosamente,
    Manuela Gonçalves

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde Manuela, não conhecia esse leite. Pelo que vi é leite de origem animal. No meu caso não posso com leite de origem animal (vaca, búfala,cabra) porque tenho alergia a proteína deles. Veja qual é a sua necessidade em consumir leite vegetal. Experimente fazer eles em casa, com certeza não vai se arrepender.

      Marcela

      Excluir
  6. Boa noite, gostaria de saber se despois de deixar por 8 hs de molho as amêndoas, eu retiro as cascas, para depois bater no liquidificador. Aguardando resposta para fazer, obrigada.

    ResponderExcluir
  7. Boa noite Ana Lucia. Tanto faz, vc pode fazer com ou sem a casca. Qdo vou usar o residuo q sobrou p fazer pate prefiro tirar a casca. Não altera o sabor. ;)

    ResponderExcluir
  8. Olá Marcela, muito interessantes sua receitas, vou tentar o leite de amêndoas para fazer o creme de leite. Obrigada e que Deus te prospere.

    ResponderExcluir
  9. Oi Marcela, amei o seu blog e suas dicas!! Gratidão imensa!!

    ResponderExcluir
  10. Prbns pelo blog!!! grato! pelas receitas são optimas rs estarei sempre ty acompanhando... abçs

    ResponderExcluir
  11. oi queria saber se da para substituir a ghee por óleo de coco ou óleo de girassol

    ResponderExcluir
  12. Poderia passar a receita de leite de arroz. Obda!

    ResponderExcluir
  13. Oi, bom dia! Gostei muito das suas receitas. Você já experimentou leite de linhaça? Eu feito com água de coco e tenho apreciado bastante. Também aprenci uma receita de creme de leite utilizando linhaça e castanha do caju ou do pará. BJ

    ResponderExcluir

Você com certeza vai gostar: