sábado, 24 de agosto de 2013

LIVROS QUE ME INSPIRAM NA ARTE DE COZINHAR

Tenho paixão por livros, gosto muito de ler, se pudesse comprava um por semana rsrsrs. Da minha infância a adolescência era rata de biblioteca, passava as tarde enfurnada e nas férias escolares viajava para dentro dos livros. Sempre andei com livro embaixo do braço e encontrei neles o remédio para minha ansiedade. Se tinha que esperar na fila, no ônibus, em consultas médicas: leitura. Gosto de tudo um pouco... só não sou fã de livros romance melado. rsrsrs
Com a facilidade de hoje, leio muito pelo celular. Mas não descarto um livro, não. 
Juntando livro + cozinha,  temos as minha duas paixões.  

Para quem quer aprender a cozinhar esses livros são bem úteis. Tem muitas dicas e técnicas para facilitar nosso dia a dia.

O meu 1º livro de culinária ganhei da minha vó Albertina quando eu tinha uns 10 anos - um exemplar do açúcar união. Como desde criança perturbava ela para me ensinar a cozinhar e vivia xeretando sua caixa de receitas ela me deu esse que guardo até hoje. É bem interessante as notas de rodapé dizendo o quanto o açúcar branco refinado faz bem a saúde. rsrs  Há mais um detalhe, como ele não tem capa e nem contra capa não sei o ano em que foi publicado, só que deve ser bem antigo pois na palavra bolo usa-se acento circunflexo, bôlo.  Fiz uma busca no site do açúcar união e achei o livro digitalizado na biblioteca deles Livro 200 receitas Açúcar União, e descobri que ele foi publicado em 1960. 

LIVRO DE RECEITAS AÇÚCAR UNIÃO

Esse é era da minha mãe. Bem interessante as técnicas de congelamento.



Esses ganhei do meu marido. Ambos dispensam comentários.



Esse ganhei da minha cunhada Dani Vieira. Com uma dedicatória bem bonitinha.  




  Meu pai juntou as receitas de um jornalzinho de mercado e fez um livrinho para mim.



Meu antigo caderno de receitas - a maioria com muito glúten rsrsrs




Meu atual caderno de receita ou melhor pasta de receitas rsrsrs.  Achei melhor comprar uma pasta (encapei com papel contact com tema culinário) porque tinha folhas impressas com receitas em todo canto. 




Não posso deixar de mencionar os planos alimentares da nutri. Não são livros mais foram essas receitas que me iniciaram na arte da cozinha sem glúten e leite. 



O livro que me encantou ...



... e o que inspirou o post. O que ganhei da minha prima Dani Oliveira.




Além desses é claro há os em pdf :


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você com certeza vai gostar: