sexta-feira, 2 de maio de 2014

MAIONESE DE CASTANHA DE CAJU

Nas minhas andanças por novas opções sem leite, me deparei com essa receita prática de maionese de castanha de caju criada pela Lori Ellis do blog veganana. Não achei que fosse ficar tão saborosa, tem um sabor suave e uma textura maravilhosa. 





INGREDIENTES
  • 1/2 xícara de castanhas de caju de molho por uns 30 minutos 
  • Água filtrada o suficiente para bater ate obter um creme
  • 3 colheres (sopa) de azeite de oliva
  • Suco de limão a gosto
  • 1 pitadinha de mostarda em pó (opcional)
  • 1 dente de alho pequeno (opcional)
  • sal a gosto


PREPARO

Escorra as castanhas, liquidifique junto com o alho e aos poucos vá colocando a água. No inicio parece q não vai ficar pastoso rsrsrs mas conforme bate a castanha se desmancha, não deixa resíduos como quando bate amêndoa por exemplo.  
Coloque o azeite e os demais ingredientes e bata mais um pouco. Transfira para um pote de vidro e guarde na geladeira. Na hora em que tirei do liquidificador achei a princípio muito ralo, talvez porque coloquei muita água. Mas mesmo assim fiz um sandubinha natural e ficou muito gostoso. No dia seguinte estava mais consistente e usei para fazer uma maionese de batatas. Ficou divino :)

No blog http://blog.veganana.com.br/2012/08/maionese-de-castanhas-de-caju.html a Lori Ellis dá essa dica que não deu tempo para eu testar rsrsrs 

 "Caso queira acrescentar mais algum tempero de sua preferência fique a vontade. Eu sugiro fazer um creme de maionese mais básico e depois usar para fazer pastinhas acrescentando azeitonas, alho, cebolinha, ervas, pimentões.....etc, etc.... use a imaginação e crie a vontade."


Sanduíche natural : pão sem glúten + maionese de castanha de caju+ peito de frango desfiado+alface americana+pepino agridoce.



Maionese de batata:Batata cozida + cenoura cozida + milho + ervilha +cebola + cheiro verde +  sal a gosto. 
















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você com certeza vai gostar: