segunda-feira, 8 de julho de 2013

CALDO DE CARNE CASEIRO

Quando postei a receita da sopa de aipim comentei que rendeu um belo caldo de carne. Sempre aproveito o caldo das carnes de panela ou do frango quando cozinho para fazer recheios de empadões, tortas e coxinhas. Normalmente joga-se fora a água do cozimento, o que eu acho um desperdício. 
Eu não gosto de caldo de carne, frango e legumes industrializados, acho um desaforo cozinhar usando somente temperos prontos quando temos uma gama de temperos básicos a disposição como alho, cebola, pimenta e sal. Aprendi com minha mãe a não usar os caldinhos prontos, pois ela nunca teve o habito de cozinhar com eles. Prefiro fazer em casa, é mais saboroso e não tem o famoso glutamato monossódico, que é um realçador de sabor que faz mal a saúde, pois além da reação alérgica a proteína de tantos alimentos, tenho reação também a ele. Leia mais sobre glutamato monossódico no blog com ciência.

É muito prático ter esses cubinhos sempre no congelador. 

Já vi várias receitas onde usam ossos bovinos ou carcaças de frango, eu nunca fiz assim, como disse faço reaproveitamento do caldo que ia literalmente pelo ralo.



INGREDIENTES

  • 1 cebola pequena cortada em cubos
  • 2 colheres (sopa) de alho moído
  • 1 colher (sopa) de óleo
  • 400 gramas de músculo ou outra carne que preferir 
  • sal, pimenta calabresa e cheiro verde a gosto (temperos que você preferir a gosto)
  • legumes a gosto (cenoura, salsão, tomate...)
  • 500 ml de água


PREPARO

Numa panela de pressão refogue no óleo, a cebola e o alho. Junte a carne, a água e o sal e os demais ingredientes, ao ferver feche a panela e cozinhe por 10 minutos ou até a carne estar macia. Quando estiver morno coe o caldo e deixe esfriar bem. Utilize a carne como quiser. Com uma colher tire a gordura que se separou do caldo e descarte. Coloque em fôrma de gelo e leve para o congelador. Assim que estiver congelado ensaque os cubinhos e use-os para incrementar suas receitas.
Só cuidado ao usa-los, pois todo alimento congelado tem seu sabor realçado, o que é facilzinho para salgar e temperar demais o seu prato. 


Essa receita rendeu 400 ml de caldo, ou seja, 16 cubos.





3 comentários:

Você com certeza vai gostar: