quinta-feira, 5 de junho de 2014

TAPIOCA



Faz tempo que quero fazer um post sobre tapioca.
Como estou de férias, fui passear na casa da mirmã Débora que mora em Toledo. Não levei dessa vez kit de comida rsrsrs deixei para comprar e fazer tudo na casa dela mesmo. Quase deixei ela louca, porque se tem alguém bagunceira na cozinha, sou eu rsrsrs. Primeira parada foi no mercado para comprar minhas coisinhas. Há mais de um mês abandonei o pão sem glúten da minha alimentação, enjoei um pouco dele, então quando isso acontece damos um tempo e faço outras comidinhas para meu café da manhã : ovo mexido, bolinho de fubá, pão de microondas, omelete, cuscuz e é claro Tapioca.
As vezes não encontro tapioca pronta, então hidrato o polvilho doce. Foi o que aconteceu em Toledo. Não achamos a farinha pronta. É um pouco trabalhoso fazer em casa, pois tem que peneirar mas com o tempo fui criando minhas técnicas rsrs. A receita é do site a Yoki alimentos. 

* as fotos da tapioca pronta são da minha cozinha. Juntei as fotos para montar o post


INGREDIENTES


Farinha de Tapioca

  • 500 gramas de  polvilho doce
  • 300 ml de água fria
  • 1 pitada de sal


PREPARO


Coloque o polvilho em uma tigela e aos poucos acrescente a água, misturando com a ponta dos dedos até obter uma farofa úmida e granulosa. Peneire a massa, esfregando com as mãos para obter uma farofa mais fina. 

Aqueça uma frigideira antiaderente. Coloque uma porção da massa (aproximadamente 2/4 xícara), espalhe com uma colher até cobrir todo o fundo da frigideira.


Recheie a tapioca ainda no fogo, colocando apenas de um lado. 



Dobre em meia lua e sirva ainda quente.




Para que o recheio da tapioca doce não vaze, você pode fazer a tapioca uma pouco mais grossa. Já na salgada, pode fazer mais fina para deixá-la mais crocante.


TÉCNICAS DA MARCELA: Depois de hidratada peneiro a farinha de tapioca primeiro no escorredor de macarrão e depois na peneira fina. É bem mais rápido. 

Foto na cozinha da mirmã. Bagunça 


Opções de recheio: manteiga/ghee, presunto, frango, ovo mexido, azeite de oliva temperado, doce de banana, geleias de frutas, leite condensado vegetal. 

Um comentário:

  1. Menina, adorei sua receita de tapioca. Sou paraense e adoro tapioquinha!!!!

    ResponderExcluir

Você com certeza vai gostar: